O Reino de Deus Chegou! Que se Estabeleça o Governo dos Justos.


15 maio 2009

MINISTRANDO O CORAÇÃO DO FILHO COM COERÊNCIA

"E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor" (Efésios 6.4)

Os pais precisam conhecer o coração dos seus filhos, para que possam ser bem sucedidos na ministração e formação dos mesmos.

É no lar, que se dá todo o processo embrionário da estrutura social vigente. É no lar, que surgem as melhores oportunidades para que em tempo hábil, as imperfeições do caráter sejam aperfeiçoadas e assim se construa uma sociedade ética e moralmente correta.

Em Deuteronômio 6.5-9, encontramos a orientação de que amar a Deus de todo coração, torná-se o princípio elementar a ser inculcado na mente e coração dos filhos. Tendo Deus como referência, os pais poderão usar da admoestação como mecanismo preventivo, sem contudo, descambar para a hostilidade, para o tom agressivo e provocante (Provérbios 3.12; 22.15).

Um outro fator preponderante na criação dos filhos, é a perseverança de se encontrar o equilíbrio e o fortalecimento de uma relação aberta: (I) Tentando superar o chamado conflito de gerações - a maneira que cada um vê o mundo com os olhos da sua idade; (II) Construindo uma relação de confiança - assumindo o lugar do "amigo" que os filhos buscam na sua relação externa; (III) Dando ênfase as virtudes dos filhos do que os seus erros - os erros devem ser corrigidos com críticas construtivas.

Os pais não podem transferir o seu papel a uma outra pessoa ou instituição. Ministrar o coração do filho é uma incubência que cabe aos pais executá-la com esmero, cuidado excepcional.

Nenhum comentário: